Estrutura conhecida como “mesa de sinuca gigante” será demolida em São Francisco do Sul |
Australian Open 2024: Final inédita e ausência do Big 3 agitam o mundo do tênis
-
Foto: AFP / Getty Images / Divulgação -
Jannik Sinner e Daniil Medvedev disputarão a final, marcando o primeiro Grand Slam sem Djokovic, Nadal ou Federer em quase duas décadas
A final do Australian Open deste ano promete ser histórica, trazendo uma reviravolta emocionante para o mundo do tênis. Pela primeira vez desde 2005, a decisão do primeiro Grand Slam da temporada não contará com pelo menos um dos integrantes do lendário "Big 3" do tênis, composto por Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer.
A última vez que tal cenário ocorreu foi em 2005, quando o russo Marat Safin conquistou o título ao vencer o australiano Lleyton Hewitt. Safin, aliás, foi o último jogador fora do trio Djokovic-Nadal-Federer a erguer o troféu do Australian Open.
Relembrando esse momento, Safin derrotou Hewitt por 3 sets a 1 (1/6, 6/3, 6/4 e 6/4) para alcançar seu segundo e último título de Grand Slam, após ter vencido o US Open em 2000.
O último campeão em Melbourne que não faz parte do Big 3 foi Stan Wawrinka, que derrotou Nadal na final de 2014 por 3 sets a 1 (6/3, 6/2, 3/6 e 6/3). Wawrinka ainda conquistaria Roland Garros em 2015 e o US Open em 2016.
Enquanto Djokovic ostenta o título de maior campeão da história do Australian Open, com dez conquistas, a edição de 2024 garantirá um novo campeão para o torneio. O italiano Jannik Sinner, cuja melhor performance em Grand Slam até então foi alcançar as semifinais em Wimbledon no ano passado, enfrentará o russo Daniil Medvedev, vencedor do US Open de 2021 e vice-campeão em Melbourne em 2021 e 2022.

Deixe seu comentário